Palestras

\text{\Large\textbf{Minicurso 01}}

Ministrado pelo Professor Dr. Benilton de Sá Carvalho do IMECC-UNICAMP

Título: Introdução a Análise de Dados de RNA-Seq

Resumo: Com a evolução das técnicas de geração de dados por mecanismos de alto rendimento, estudos de transcriptômica são atualmente realizados por meio de sequenciamento de segunda e terceira gerações. Neste minicurso, serão discutidas estratégias de importação de dados de sequenciamento e técnicas estatísticas para análise dos mesmos, incluindo modelagem de acordo com a perspectiva de modelos lineares generalizados. Questões associadas a multiplicidade de testes e filtragem de genes biologicamente relevantes serão enfatizadas.

 

\text{\Large\textbf{Minicurso 02}}

Ministrado pela Professora Dra. Anne Bronzi do IMECC-UNICAMP.

Título: Introdução à Análise Matemática dos Escoamentos Incompressíveis

Resumo: A descrição do movimento da água em um passeio de barco ou do ar durante o voo de um avião pode ser feita através de um sistema de equações conhecido como as equações de Navier-Stokes. Para entender matematicamente tais fenômenos é crucial a compreensão do comportamento das soluções dessa equação. No entanto, questões fundamentais como existência e unicidade de solução das equações que regem a dinâmica dos fluidos incompressíveis ainda não foram completamente respondidas. Neste curso faremos uma introdução ao tema através da análise do comportamento de algumas soluções particulares. Além disso, discutiremos vários tipos de abordagem do problema e alguns dos principais resultados relacionados à existência e unicidade de solução para essas equações.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 01 (Abertura)}}

Ministrado pela Professora Dra. Ítala D’Ottaviano do CLE-UNICAMP

Título: Lógica Clássica, Lógicas Não Clássicas e Pensamento Crítico

Resumo: Iniciaremos esta palestra por uma discussão sucinta sobre o desenvolvimento histórico da Lógica, considerada como a ciência do raciocínio, o estudo da razão. A partir das leis básicas do pensamento aristotélico analisaremos o significado lógico de contradição, consistência, inconsistência e completude, e sua relevância para o paradigma lógico-clássico da racionalidade durante mais de vinte séculos. Entretanto, com a criação das lógicas não clássicas, a partir das primeiras décadas do século XX, sabemos que é possível a derrogação de princípios lógicos aristotélicos sem a quebra da racionalidade e do pensamento crítico. Discutiremos as características da lógica contemporânea, da lógica dita “matemática” e das lógicas não clássicas, e seu papel nos fundamentos da matemática e das ciências em geral.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 02}}

Ministrado pelo Professor Dr. Yuan Jin Yun do DM-UFPR

Título: Some Research Methodologies in Applied and Computational Mathematics

Resumo: Usamos alguns exemplos para passar experiencia de pesquisa para os jovens.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 03}}

Ministrado pela psicóloga Valeria Aguillar Castro, do SAPPE da UNICAMP

Título: O SAPPE, sua história e a saúde mental dos estudante universitários

Resumo: Considerando o contexto Universitário, contar a História  do serviço desde sua criação,  seus desafios , e como encontra-se no momento atual.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 04}}

Ministrado pelo Professor Dr. Stanley Robson de Medeiros Oliveira da Embrapa-UNICAMP

Título: Data Mining: Conceitos, aplicações e desafios de pesquisa

Resumo: O constante crescimento do volume de dados nas mais diversas áreas do conhecimento tem impulsionado e exigido da comunidade acadêmica o desenvolvimento de técnicas que possibilitem a extração de informações desses dados. Neste contexto, a Descoberta do Conhecimento em Bases de Dados (Knowledge Discovery in Databases – KDD) se apresenta como uma tecnologia detentora de ferramentas eficientes para transformar informações contidas em grandes volumes de dados em conhecimento útil. O objetivo dessa palestra é apresentar uma visão panorâmica sobre mineração de dados (data mining), etapa principal do processo KDD. Em particular, serão apresentados conceitos básicos sobre técnicas de aprendizado supervisionado e não-supervisionado, algumas classes de algoritmos de aprendizado de máquina, aplicações em diversos domínios do conhecimento e alguns desafios de pesquisa. O público-alvo da palestra é composto de alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados em colaboração de pesquisa no tema.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 05}}

Ministrado pelo Professor Dr. Jorge Tulio Mujica Ascui do IMECC-UNICAMP

Título: A propriedade de aproximação em espaços de Banach

Resumo: A propriedade de aproximação foi introduzida por Grothendieck em 1955, que provou que os espaços de Banach que encontramos com frequência em Análise tem a propriedade de aproximação. Em 1973 Enflo deu o primeiro exemplo de um espaço de Banach sem a propriedade de aproximação. O contraexemplo de Enflo é um espaço de Banach complicado e construído de maneira artificial.
Em 1981 Szankowski provou de maneira surprendente que o espaço \mathcal{L}(\ell_2; \ell_2) dos operadores lineares contínuos no espaço de sequências \ell_2 não tem a propriedade de aproximação. Esse foi o primeiro exemplo de um espaço de Banach definido de maneira natural sem a propriedade de aproximação.
Usando o contraexemplo de Szankowski, junto com resultados de outros autores nos apresentaremos demonstrações simples que o espaço \mathcal{L}(L_p[0,1];L_q[0, 1]) não tem a propriedade de aproximação sempre que 1 < p, q < \infty. Provaremos também que o espaço L(\ell_p; \ell_q) não tem a propriedade de aproximação sempre que 1 < p \leq q < \infty . Estes resultados e vários outros foram obtidos em artigo conjunto com Seán Dineen.
Muitos outros exemplos de espaços de Banach sem a propriedade de aproximação foram obtidos em um artigo recente do meu aluno Sergio Pérez.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 06}}

Ministrado pelo Professor Dr. Marcos Raydan do DCCE-Universidad Simón Bolívar

Título: Separable cubic modeling with impact in global optimization

Resumo: A separable cubic  model, for smooth unconstrained minimization, is proposed and analyzed.
The cubic model uses some novel secant-type choices for the  parameters in the cubic terms.
A suitable hard-case-free trust-region strategy that takes  advantage of the  separable cubic modeling is also presented. Some preliminary numerical  examples are also presented to illustrate the tendency  of the specialized trust  region algorithm, when combined with our cubic modeling, to escape from local minimizers. We also discuss extensions to the large-scale case, and the addition of a cubic regularization term.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 07}}

Ministrado pelo Aluno Fábio Rodrigues Silva e pela Secretária de Pós-Graduação do IMECC-UNICAMP

Título: Modelo de Tese/Dissertação do IMECC

Resumo: Apresentação e discussão do modelo de Tese/Dissertação do IMECC.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 08}}

Ministrado pelo Professor Dr. Abel A. A. Delgado Ortiz do DM-UNIR

Título: Sobre o hipergrafo unitário de Cayley de  arestas rotuladas com sinais

Resumo: Nesta apresentação, tendo como ponto de inicio o artigo de Lee e Soo Kwon, definiremos as noções de Hipergrafo Unitário de Cayley e Hipergrafo Unitário de Cayley de Arestas Rotuladas com Sinais (+) ou (-). Estas noções estendem de modo natural o conceito de grafo unitário de Cayley de arestas rotuladas com sinais. Apresentaremos também resultados parciais e conjecturas. Para contextualizarmos este trabalho, iniciaremos com uma introdução à Teoria dos Grafos com Sinais (Signed Graphs)  dando ênfase aos grafos de Cayley, em especial, os unitários.

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 09}}

Ministrado pelo Professor Dr. José Mário Martinez Perez do DMA-IMECC

Título: Impacto do CEPID-CeMEAI na pos-graduação

Resumo: O CEPID-CeMEAI é um projeto Fapesp destinado a promover a sinergia entre matemática e aplicações industriais em sentido amplo. Nesta palestra será discutido o impacto deste projeto nos mestrados e doutorados do Estado de São Paulo.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 10}}

Ministrado pelo Professor Dr. Daniel Pellegrino do DM-UFPB

Título: Algumas desigualdades e seus parâmetros ótimos

Resumo: Apresentaremos algumas desigualdades importantes e o estado- da-arte da investigação de suas configurações ótimas. Particular atenção será dada às desigualdades 4/3 de Littlewood, de Bohnenblust–Hille, de Hardy–Littlewood e de Khinchin.

 

\text{\large\textbf{Palestra Plen\'aria 11 (Encerramento)}}

Ministrado pela Professora Dra. Nancy Lopes Garcia do IMECC-UNICAMP

Título: Processos pontuais com aglomerados com repulsão: um modelo para fibras nervosas epidérmicas

Resumo: Fibras nervosas epidérmicas são fibras sensoriais que se originam na derme e terminam na epiderme (camada externa da pele). Estas fibras são muito importantes no estudo do efeito de diabetes no espaçamento de tais fibras, onde a hipótese é que a perda de fibra nervosa devido à neuropatia de diabetes não resulta em remoção do nervo aleatoriamente mas sim em um padrão espacial diferente do padrão para pacientes sadios. A fim de testar essa hipótese é necessário criar um modelo de padrões espaciais para  este tipo de dados que acomode a ideia de agrupamentos nervosos além de repulsão. Modelos espaciais que contemplem estas hipóteses não estão disponíveis na literatura. Este trabalho é um passo nessa direção.